Atuação

consultoria-ficasltec

Consultoria

No Brasil, a área fiscal, tributária e contábil é extremamente complexa e sofre atualizações diárias. Assim, no dia a dia da empresa e de sua equipe, é muito comum o surgimento de dúvidas e pontos controvertidos a serem sanados.

Neste contexto, mediante a contratação de consultoria especializada, a equipe da FISCALTEC está pronta para prover soluções técnica e precisas às dúvidas e questões pontuais de seus clientes.

As dúvidas e questionamentos poderão ser de baixa, média ou alta complexidade e o retorno por parte de nossa equipe poderá ocorrer por meio de reuniões presenciais, por telefone (dúvidas rápidas), vídeochamadas, e-mail, ou emissão de parecer.

Todo o trabalho de consultoria decorre de análise ampla da legislação vigente, jurisprudências, bem como entendimentos doutrinários acerca do objeto de estudo e o foco é: TÉCNICA, AGILIDADE e PRECISÃO.

planejamento-tributario

Planejamento Tributário

Com a diversidade das operações empresariais e a complexidade da legislação vigente no Brasil, é notório que a forma e a realização dos negócios podem acontecer de múltiplas formas, dificultando a identificação da metodologia que trará mais resultado e efetividade para a empresa.

A FISCALTEC, por meio do planejamento tributário, auxilia seus clientes na análise e na revisão da atual formatação do negócio desempenhado pelo mesmo, bem como dos respectivos impactos tributários correlacionados, a fim de identificar e prover: (i) maior eficiência operacional, (ii) a implementação de novas práticas e (iii) a desoneração fiscal.

O planejamento tributário é sugestivo especialmente quando a empresa tem como objetivo a expansão/alteração substancial de suas operações e/ou a abertura de novos mercados. Contudo, em razão da constante atualização tributária que temos no Brasil, a revisão do planejamento tributário já adotado pela empresa deve ser realizada anualmente para manter/trazer mais eficiência às operações já em andamento.

Trata-se de trabalho amplo e complexo e, via de regra, decorrente da execução das seguintes etapas:

  • ETAPA 1: Identificação do Perfil das empresas e do Escopo do trabalho.
  • ETAPA 2: Auxílio na Extração de informações, arquivos fiscais, contábeis, gerenciais e identificação da matriz tributária atual das empresas do grupo.
  • ETAPA 3: Análise das respectivas informações, cruzamento de dados, mapeamento de riscos.
  • ETAPA 4: Elaboração de cenários, projeção dos benefícios, certificação e aferição da viabilidade de implantação do Planejamento Tributário proposto.
  • ETAPA 5: Acompanhamento e suporte na Implementação de ajustes e Implantação do Planejamento Tributário.
  • ETAPA 6: Validação periódica do trabalho realizado.

Assim, consideramos o planejamento tributário uma ferramenta que faz a projeção das atividades econômicas da empresa e encontra meios válidos e de acordo com a legislação para trazer mais eficiência às operações do contribuinte, bem como diminuir a soma de impostos e tributos pagos pelo mesmo.

revisao-fiscal

Revisão Fiscal

Especialmente em razão das atualizações fiscais e da atarefada rotina das empresas, a revisão fiscal deve ser realizada periodicamente, pois permite examinar de forma detalhada os meses/anos passados de recolhimento de tributos e recuperar créditos eventualmente não utilizados e/ou decorrentes de inovações normativas.

A revisão fiscal é o processo que decorre do exame das mais distintas obrigações fiscais do contribuinte e da execução de estudos aprofundados da legislação, doutrina e jurisprudência.

O prazo para análise, revisão dos lançamentos fiscais e recuperação de créditos é, em regra, de 5 anos prescricionais (artigo 168, do Código Tributário Nacional).

Para a busca dos resultados, é comum: (i) a analise de grande volume de informações fiscais/contábeis do contribuinte + (ii) cumprimento de burocracias impostas pela legislação; o que, impõe alto grau de dificuldade para a sua efetivação.

Portanto, é de suma importância a contratação de empresa realmente especializada e com profissionais capacitados na realização desta tarefa.

teses-tributarias

Teses Tributárias

No Brasil, as normas que regulam a relação entre Estado e Contribuinte são vastas. Estão presentes nos mais diversos instrumentos normativos, desde a Constituição Federal, Código Tributário Nacional, Leis Complementares, Leis Ordinárias, etc.

Nota-se que grande parte desses dispositivos consubstanciam direitos e garantias do contribuinte, especialmente para protegê-los de eventuais abusos perpetrados pelos entes federados e respectivos órgãos fiscalizadores.

A partir do exame destes dispositivos, interpretação e análise da forma como o fisco vem cobrando tributos, estudiosos do direito, muitas vezes, identificam e fundamentam violações às garantias do contribuinte; dando origem, portanto, às denominadas Teses Tributárias.

Via de regra, são questões controversas entre Fisco e contribuinte; sendo que o reconhecimento do direito e o aproveitamento de créditos ocorrem após a busca do Poder Judiciário.

Não obstante a questão jurídica, para fins de efetivo aproveitamento dos benefícios decorrentes da Teses Tributária, também é de suma importância a liquidação e comprovação da origem dos créditos apurados.

Assim, aliando conhecimentos específicos e suporte contábil/fiscal, as Teses Tributárias consubstanciam importantes instrumentos para que o contribuinte gere resultados e novos benefícios econômicos. Ressalta-se que os respectivos benefícios, além da busca de créditos pretéritos (últimos 5 anos), trazem maior eficiência no desempenho cotidiano e futuro das atividades empresariais, pois o ônus tributário impacta diretamente nos custos da atividade do contribuinte.

revisao-fiscal

Compliance Tributário

Um dos principais temas do mundo corporativo é o compliance, expressão que se origina do verbo inglês to comply (cumprir). Com a função de orientar e nortear a conduta da empresa, o compliance, em linhas gerais, se volta ao cumprimento de regras legais e administrativas, inclusive as diretrizes e políticas estabelecidas ao exercício das atividades da corporação, para avalizar e garantir relações íntegras e éticas entre empresas e especialmente, mas não somente, a Administração Pública.

Como é sabido, o Brasil possui um sistema tributário extremamente complexo, o que dificulta a administração das obrigações principais de cada tributo, a compreensão e a adoção de benefícios concedidos pelos entes federados e a observância de todas as demais obrigações acessórias advindas.

Temos mais de 90 tributos em vigor, com novas normas e regulamentos editados e publicados diariamente, essa realidade do nosso sistema tributário obrigou, segundo a Doing Business 2020 (uma das principais publicações do Banco Mundial), o empresário a gastar, em média, 1.500 horas com a preparação, declaração e pagamento de tributos em nosso país.

Diante das dificuldades enfrentadas na área tributária, o compliance tributário, portanto, é de extrema importância para “estar em conformidade e cumprir regulamentos e diretrizes, buscando evitar riscos ligados às questões tributárias”.

Vencer a complexa burocracia imposta pelo Fisco, mitigando os riscos tributários, aproveitando-se da melhor forma do potencial humano aliado a ferramentas de gestão fiscal é o objetivo do compliance tributário visa estabelecer.

A FiscalTec, a partir da implementação do compliance tributário, pode auxiliar o seu negócio a transpor as barreiras e dificuldades fiscais e levar para a sua empresa, zelando pela condução ética e transparente do negócio, um ambiente fiscal saudável, mitigando riscos no devido cumprimento das obrigações tributárias, aproveitando-se do melhor e mais recente entendimento jurisprudencial e normativo para pagar tributos de forma justa e recuperar com segurança benefícios tributários resultante de potencias e constantes arbitrariedades e abusos por parte do Fisco.

assessoria-tributaria-customizada

Assessoria Tributária Customizada

A adoção pontual e a implementação de trabalhos fiscais específicos (revisão, planejamento, consultoria, etc.), por tratarem de questões relevantes e sensíveis das empresas – do ponto de vista técnico e econômico, por si só já representam importante iniciativa a fim de garantir a produtividade e eficiência.

Não obstante, a depender do contexto, alguns contribuintes necessitam de atuação mais completa e um acompanhamento rotineiro por parte de profissionais da área. Neste sentido, objetivando a entrega de trabalhos personalizados, sob demanda e afinado com as particularidades de cada empresa, a FiscalTec também dispõe de Assessoria Tributária Customizada, em que os trabalhos poderão ser optados conjuntamente, por meio de contratos mensais (12 meses) e de êxito.

Para esses casos, é de suma importância avaliar a (i) técnica dos profissionais e parceiros a serem agregados, (ii) frequência necessária para o acompanhamento a ser realizado e (iii) a proatividade na adoção e apresentação de inovações e oportunidades relacionadas à respectiva área.

O objetivo é a sustentabilidade e solidez das relações; onde o cliente poderá contar com o conforto, a segurança e a manutenção de uma rotina fiscal com foco em benefícios efetivos para a empresa.

planejamento-tributario

Classificação e Reclassificação Fiscal

A atividade é importante para empresas com uma grande diversidade de produtos, principalmente do ramo de importação e exportação.

É um processo administrativo-tributário que possibilita o correto enquadramento tributário das mercadorias da empresa, além de auxiliar na identificação de potenciais benefícios fiscais, definindo as alíquotas tributárias incidentes sobre cada produto.

Além disso, os laudos técnicos elaborados pela FISCALTEC, auxiliam no esclarecimento de dúvidas e questionamentos de terceiros, como clientes, fornecedores, etc.

No Brasil, a classificação fiscal é regulamentada pela Receita Federal, utilizando-se de dois códigos principais: o HS Code e o NCM. Sendo assim, é fundamental que o trabalho seja feito com auxílio de empresa especializada, atenta as legislações existentes acerca do assunto.

Translate »